Oi Futuro em Ipanema recebe atrações
sexta-feira, 20 de abril de 2012Umbando, banda vencedora da região Centro-Oeste do Mapa Oi Novo Som, e a carioca Orquestra de Conga se apresentam no dia 20 de abril no centro cultural, em Ipanema.
No dia 24 de abril quem sobe ao palco do Oi Futuro Ipanema é Luiza Sales, para apresentar o álbum “Breve Leveza”.
Iniciativa faz parte da estratégia da Oi de incentivo ao universo musical para lançar tendências e oferecer programação e serviços inovadores.
O portal Oi Novo Som, projeto da Oi que tem o objetivo de incentivar as produções de bandas independentes a partir das novas formas de distribuição digital, irá promover três shows no Oi Futuro em Ipanema, durante o mês de abril. No próximo dia 20 se apresentam as bandas Umbando, vencedora do festival Mapa Oi Novo Som da região Centro-Oeste, e a Orquestra de Congo, do Rio de Janeiro. Já no dia 24, quem sobe ao palco é Luiza Sales para lançar o álbum “Breve Leveza”. A promoção dos shows faz parte da estratégia da Oi de incentivo a novos talentos do universo musical para antecipar tendências.
“O Oi Novo Som e a sua programação fortalecem a imagem da Oi de uma empresa que tem a música no seu DNA. A companhia, além de antecipar tendências, com a sua programação também oferece serviços inovadores”, afirma Roberto Guenzburger, diretor de Produtos e Mobilidade da Oi.
As atrações
O Umbando, banda de Goiânia que venceu a última edição do festival Mapa Oi Novo Som na região Centro-Oeste, toca no Oi Futuro no próximo dia 20. Criada em 2001 por um grupo de amigos, o Umbando lançou seu primeiro CD no ano passado. Com um som inteiramente autoral, a banda passeia pelo território nacional partindo de ritmos como os já consagrados samba e baião, além de outras vertentes mais regionais como o boi, a catira e o xote. As composições também têm influências dos estilos estrangeiros funk, rock’n’roll, blues, folk e ritmos latinos.
Também no dia 20, a Orquestra de Conga se apresenta no centro cultural de Ipanema. A orquestra foi criada em 2009 no Rio de Janeiro, a partir do encontro de instrumentistas brasileiros com o percussionista e pesquisador chileno José Izquierdo. Com repertório abrangente, influenciado pela riqueza da cultura musical da América Latina e toda a bagagem rítmica do continente, os arranjos do grupo vêm de percussões (tumbadoras, xequerê, bingo, timbales e guiro), sopros (saxofones, trombone, clarinete, clarone, trompete, flauta e flautim), contrabaixo, teclado e vozes.
Obras de importantes compositores como Perez Prado, Djavan, Hermeto Pascoal, Ernesto Lecuona, além de músicas folclóricas populares, são interpretadas em ritmos como a Conga, o Mambo, a Salsa, o Afoxé, a Cumbia, a Cabula e a Timba. A idéia do grupo é diminuir a distância cultural que existe entre o Brasil e seus países vizinhos.
Já a cantora, professora e compositora Luiza Sales mostra ao público no dia 24 de abril seu novo álbum “Breve Leveza”, que será lançado em maio. O disco conta com composições próprias e canções da nova geração de compositores do Rio de Janeiro, além de duas faixas de Rosa Passos e Djavan, suas maiores referências na música popular brasileira. O álbum é composto por sambas, bossa-nova, forró e música regional e conta com uma forte influência do jazz.
Sobre o Oi Novo Som
O Oi Novo Som é uma central multiplataforma de música independente, presente na Web, Mobile e TV, que tem o objetivo de desenvolver novas oportunidades, serviços e modelos de negócios para artistas e bandas independentes, ideal para quem quer conhecer novos artistas. A partir de agora, os artistas que quiserem mostrar o seu trabalho ou usuários que tiverem interessados apenas em conferir e apreciar essas produções devem utilizar o site ouve.ai/(nome da banda) no Portal Oi Novo Som.
Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.
Na educação, os programas NAVE, Oi Kabum! e Oi Tonomundo usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (Minas Gerais), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.
O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou, por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.