Bairro carioca de Ipanema lança polo gastronômico
sexta-feira, 20 de abril de 2012Vinte e uma empresas do famoso bairro da Zona Sul carioca fazem parte do Polo + Ipanema, lançado nessa quarta-feira (18), no Rio de Janeiro. Capacitação dos empreendedores e da mão de obra e gestão junto ao poder público para resolver problemas como iluminação e coleta de lixo são vantagens dessa articulação conjunta entre negócios da área de gastronomia.
A cidade conta agora com 24 polos gastronômicos, comerciais e turísticos em 16 regiões, que reúnem mais de 600 empresas. O projeto de fortalecimento e revitalização de espaços comerciais desenvolvido pelo Sebrae no Rio de Janeiro conta com a parceria da prefeitura, Federação do Comércio (Fecomércio), Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), Associação Comercial (ACRJ) e Banco do Brasil, que facilita a concessão de crédito aos integrantes dos polos.
Uma compra de grades para proteger os estabelecimentos durante a passagem de blocos de carnaval foi destacada na cerimônia de abertura por Daniel Machado, do bar Devassa. “Economizamos quase 80% porque negociamos em conjunto. Foi uma prova concreta da vantagem da atuação em bloco. Como polo, podemos defender melhor o atendimento de nossas necessidades junto à prefeitura e parceiros”.
Investir na qualificação de mão de obra dos moradores do morro Pavão-Pavãozinho, comunidade do bairro pacificada em novembro de 2009, foi definida como uma das prioridades para atender à demanda dos bares e restaurantes, que reclamam da rotatividade e falta de pessoal especializado.
Para a coordenadora de projetos da Área de Comércio e Serviços do Sebrae no Rio, Louise Nogueira, a capacitação empresarial, também reivindicada pelos donos dos estabelecimentos, trará reflexo positivo. “Com o aumento do número de frequentadores, entre moradores e turistas, muitos empreendedores enfrentam dificuldades para se adequar à nova realidade. Aspectos como gestão financeira, de pessoal, planejamento de compras e cálculo do estoque precisam ser muito bem ajustados para que o lucro apareça”, observa.
Fonte: Revista Pegn