Em Ipanema, Copacabana e Leme apenas dois roubos foram registrados na virada do ano
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012Apenas dois roubos – e mesmo assim, sem armas – foram registrados nas 24 horas do plantão da festa da virada pelas duas delegacias que cobrem os bairros de Copacabana, Leme e guia do bairro Ipanema. Não houve sequer um registro envolvendo arma de fogo. Das 214 ocorrências registradas nas duas delegacias, mais de 80% foram casos de furtos. Na 15ªDP (Gávea), cuja jurisdição abrange as áreas de São Conrado, Gávea e as comunidades da Rocinha e do Vidigal, foram registrados os dois roubos.
O maior número de registros ocorreu na 12ªDP (Hilário de Gouveia), em Copacabana:
– Os dois casos de roubo registrados aqui não foram com armas, mas mediante ameaça a integridade das vítimas. Houve, sim, muito registro de furto de carteira e de telefones celulares, a maioria na areia, mas em muitos casos, pode ter sido perda mesmo. É normal, se levarmos em consideração uma concentração de dois milhões de pessoas – comentou o delegado titular, Antenor Lopes.
Policial teria confundido um abraço com um assalto
Um caso pitoresco registrado na delegacia envolveu justamente quem era responsável pela segurança da festa. Uma policial teria confundido um abraço com uma tentativa de assalto e batido com o cassetete na cabeça da vítima:
– Um advogado registrou queixa, afirmando que estava abraçado a amigos quando teve a cabeça atingida por um cassetete de uma policial militar, às 23h55m, em frente ao Hotel Copacabana Palace. A própria vítima disse acreditar que foi confundido com um assaltante. O caso foi registrado como abuso de autoridade – confirmou o delegado.
Dos 177 casos registrados pela 12ªDP, 155 foram notificações de furtos e os outros, lesões corporais e danos. Titular da 13ªDP (Avenida Nossa Senhora de Copacabana), o delegado Eduardo Baptista contou que foram 37 registros de ocorrência, a maioria relacionada a furtos.
– A política de integração das forças de segurança é responsável pela queda dos números – opinou o delegado.
Já na 15ªDP (Gávea), que cobre os morros recém-pacificados da Rocinha e do Vidigal, foram registrados dois casos de roubo a mão armada, um em São Conrado e o outro na Gávea.
– Foram poucos registros, cerca de 40, alguns poucos casos de furtos, violência doméstica e algumas lesões corporais, brigas – afirmou o delegado-titular da 15ª, Carlos Augusto Nogueira Pinto.
Fonte: O Dia On Line
Mais notícias sobre Ipanema:
- Operário morre atropelado em obra do metrô em Ipanema
- Feiras com produtos sem agrotóxicos acontecem em Ipanema
- Ipanema recebe uma série de concertos gratuitos diários
- A Equipe do Encontra Ipanema deseja a todos os leitores Feliz Natal
- A Equipe do Encontra Ipanema deseja às nossas leitoras um excelente Dia Internacional da Mulher