Ipanema: Estado consegue liminar autorizando obras do metrô
terça-feira, 30 de outubro de 2012O estado do Rio de Janeiro conseguiu nesta segunda-feira na Justiça suspender a liminar que determinou a paralisação das obras do metrô na Praça Nossa Senhora da Paz. As intervenções são para ligar a Estação General Osório, em Ipanema, à Barra da Tijuca. O governo argumentou que a obra foi precedida por três anos de estudos e projetos.
A liminar que parou as atividades na praça foi concedida sexta-feira pela juíza da 14ª Vara de Fazenda Pública, Neusa Regina Leite. Seis moradores entraram com o pedido. Eles alegaram que dezenas de árvores seriam derrubadas para a instalação de canteiro de obras.
“O governo se manteve irredutível a ouvir o que pede a sociedade. Vamos entrar com agravo de instrumento para tentar novamente que a obra volte a ser parada. Precisamos ser ouvidos. Não somos contra o metrô, mas queremos a preservação ambiental”, disse o diretor do Projeto de Segurança de Ipanema, Tony Teixeira, que mora no bairro de Copacabana.
O presidente da Associação de Moradores e Amigos de Ipanema, Carlos Monjardim, criticou a ação para paralisar a obra: “Esse grupo é minoritário. Está configurado que eles têm um empurrãozinho político. Quem articula o movimento, nem mora em Ipanema ou no Leblon”.
A praça Nossa Senhora da Paz teria 40% de sua área isolada por tapumes este mês. A promessa era de que em um ano e meio a população teria metade da praça de volta, com a maior parte das árvores preservada, além do plantio de outras 100. Os tapumes da Linha 4 já tomam, também, a Praça Antero de Quental e o Jardim e Alah.
Fonte: O Dia On Line
Mais notícias sobre Ipanema:
- Ipanema: irregular, rede sem fio da favela ainda vive na base do "ratatá"
- Mais um ciclista é atropelado em Ipanema
- Espetáculo Elefante segue em cartaz até 20 de outubro em Ipanema
- Projeto 'Praia para todos' oferece lazer e esporte a pessoas com deficiência em Ipanema
- Confira a situação das praias de todo o Rio de Janeiro e de Ipanema