Ipanema estará própria para banho até o fim deste ano, diz secretário do Ambiente
sexta-feira, 2 de março de 2012O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, disse nesta quinta-feira (1º) que a praia do bairro de Ipanema, na zona dul do Rio de Janeiro, estará totalmente própria para banho até o final deste ano. Para isso, a Secretaria Estadual do Ambiente, em parceria com a Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto), vai investir R$ 150 milhões no Programa Sena Limpa, que visa também despoluir as praias do Leblon, São Conrado, Leme, Urca, na zona sul, e da Bica, na Ilha do Governador, na zona norte. Segundo Minc, os trabalhos já começam este mês.
O secretário explicou que o esgoto produzido nas comunidades Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, Cantagalo, em Ipanema, e Cruzada São Sebastião, no Leblon, que atualmente é despejado de forma irregular no canal do Jardim de Alah e que polui a praia de Ipanema, será desviado para o emissário de Ipanema.
– Até hoje, não foi detectado que o que é lançado no emissário de Ipanema tem retorno para a praia. Ele ainda tem folga. Uma parte destas contribuições de esgoto das comunidades que hoje caem no canal do Jardim de Alah ou no canal do Leblon será canalizada para o emissário. Isso não vai comprometer a praia, porque você vai tirar o esgoto que cai direto nas praias de Ipanema e Leblon pelos canais e vai jogá-los a 3.800 m dali, sem nenhum retorno.
De acordo com Minc, a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) ficará responsável pela coleta de lixo das comunidades para evitar o entupimento das redes de esgoto e de águas pluviais, a Cedae fará a manutenção e operação destas redes e a prefeitura ficará responsável pelas ligações domiciliares das casas às redes de esgoto.
A próxima praia que ficará totalmente própria para banho será a do Leme. A previsão é a de que o mar esteja 100% limpo em junho de 2013. Em seguida, será a vez da Urca, que chegou a ficar 95% de 2011 imprópria para banho. De acordo com a previsão do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), os banhistas poderão ficar despreocupados em outubro do próximo ano. Em novembro será a vez da praia da Bica, e em dezembro, a do Pepino, em São Conrado. A última a ser despoluída será a do Leblon, em dezembro de 2014.
Minc explicou que serão necessárias oito intervenções no Leblon, porque a praia recebe o esgoto das comunidades da Rocinha e do Alto Gávea, na zona sul.
– No caso da contribuição do esgoto para a praia do Leblon, por exemplo, nós detectamos com a Cedae e com o município que isso vem da encosta da Rocinha, que vai para o canal do Leblon e também das favelas do entorno do Alto Gávea, do Parque da Cidade. Então, para evitarmos que este material orgânico caia diretamente no canal, faremos oito intervenções.
Fonte: R7
Mais notícias sobre Ipanema:
- Teatro Ipanema lança Bikini Festival
- Ipanema: Trio elétrico do AfroReggae será movido a urina neste carnaval
- Unidade de Ordem Pública de Ipanema será inaugurada nesta segunda
- Exposição Brasil em Preto e Branco segue no Oi Futuro Ipanema
- Confira a situação das praias de todo o Rio de Janeiro e de Ipanema