Praia de Ipanema tem briga entre banhistas e guardas municipais
quarta-feira, 10 de outubro de 2012Banhistas e guardas municipais se envolveram numa confusão, na tarde desta terça-feira (9), na Praia de Ipanema, na Zona Sul do RJ. De acordo com o relato de um surfista que estava na praia, a briga teve início quando os guardas municipais tentaram proibir jovens de jogar altinho — brincadeira em que se forma uma roda e os participantes tentam não deixar a bola cair — na beira do mar. Em nota, a Guarda Municipal (GM) confirma a repressão ao jogo, mas diz que já foi recebida com barras de ferro, pedaços de madeira, cocos e cadeiras de praia arremessados.
Um rapaz de 25 anos, identificado como João Pedro, foi para a 14ª DP (Leblon) e os demais teriam fugido. Ainda segundo a GM, testemunhas estiveram na delegacia e confirmaram as agressões.
O surfista, que pediu para não ser identificado, disse ao G1, no entanto, que os guardas começaram as agressões com cassetetes. Segundo ele, os banhistas teriam revidado o ataque atirando objetos e cocos nos guardas. Dois jovens foram feridos, de acordo com a testemunha.
“Parecia um corredor de baile funk ou uma briga de torcida. A confusão foi generalizada. Os guardas chegaram de uma forma muito mais ríspida que o normal. Eles já chegaram com o cassetete na mão. Os meninos que jogavam altinho foram espancados, um deles ficou caído no chão, cheio de marcas vermelhas pelo corpo. Todo mundo ficou muito assustado”, contou o surfista.
A briga aconteceu na Praia de Ipanema, entre as ruas Maria Quitéria e Joana Angélica, por volta das 16h30.
Altinho proibido
Segundo o inspetor Wanderson Sermude, da Guarda Municipal, os homens foram orientar um grupo que estava jogando altinho na praia porque a prática do esporte é proibida na região antes de 17h. Wanderson disse que há alguns dias, outro grupo de rapazes teria sido orientado a sair do local porque estava com cachorro na praia.
“Hoje, quando este grupo nos viu abordando as pessoas que estavam jogando altinho, um deles nos ameaçou dizendo que estava acompanhado por um grande número de pessoas. Eles jogaram cocos, barracas, cadeiras contra os homens da Guarda. Nós apenas nos protegemos”, disse o inspetor.
Segundo a Guarda, cinco rapazes participaram da agressão e apenas um foi detido. Os rapazes teriam entre 20 e 25 anos.
Cinco guardas foram encaminhados para o Hospital Miguel Couto, no bairro do Leblon, mas já deixaram o local. Eles chegaram a unidade, por volta das 18h30, para fazer exame de corpo de delito.
Fonte: G1